Skip directly to content

"Nosso Mundial" : Operário conquistou o Torneio Korea-Cup de 1982

Por: 
Pesquisa - Anderson Ramos - Divulgação OFC
19/11/2019

 

Desde sua fundação em 21 de Agosto de 1938, o Operário Futebol Clube vem escrevendo sua história nos gramados brasileiros e mundiais. Sim isso mesmo, até em gramados internacionais, a véspera de iniciar mais um arbitral para o Campeonato Estadual de 2020, hoje iremos relembrar para os torcedores mais jovens do Galo e também aos mais saudosistas, a grande façanha conquistada pelo clube alvinegro em junho de 1982 na Coreia do Sul.

 

Operário F.C foi convidado pela Confederação Brasileira de Futebol para representar o Brasil em um torneio internacional: A President’s Cup, na Coreia do Sul. O torneio tinha o objetivo de  desenvolver o futebol naquele país. Foram realizadas 20 edições entre os anos de 1971 e 1993, com essa nomenclatura. E de 1995 até 1999, foi rebatizada como Copa da Coreia. A edição 1982 contou com dez clubes de vários continentes: Operário F.C (Brasil), PSV (Holanda), Garuda (In donésia), Hallellujah F.C (Coreia do Sul), Bayern Leverkusen B (Alemanha), seleções nacionais da Índia, Bahrein, Tailândia, Malásia, além dos donos da casa.

 

Para chegar à final, o alvinegro campo-grandense enfrentou na fase de grupos as seleções da Malásia e da Tailândia, o Hallelujah F.C da Coreia, o  Bayer Leverkusen da Alemanha e o PSV da Holanda. Avançou à semifinal com três vitórias e um empate. Na semifinal, deixou para trás o poderoso PSV (Holanda).  ao vencer por 4 a 3. E na final sem gols contra a seleção anfitriã, o Galo garantiu a conquista do título mais expressivo da história do clube. A taça foi dividida entre o Operário e a Seleção da Coreia do Sul.

 

Troféu do título da Korea-Cup conquistado pelo Operário Futebol Clube em 1982

 

 

Sobre os jogos

 

Sob o comando do Técnico multicampeão Carlos Castilho, o Galo viajou para fazer história com um elenco vitorioso, que tinha conquistado um Tri-campeonato em 1979, 1980 e 1981 no então recém criado estado de Mato Grosso do Sul.

 

Na Korea-Cup ele ficou no grupo II, onde fez sua estreia no dia 06 de junho diante do time local do Hallelujah F.C, onde fez uma grande partida de seis gols. O Galo  empatou a partida em 3x3 no final com gols de Arturzinho, Baianinho e Aluísio Santos. O segundo jogo aconteceu dois dias depois contra a Seleção da Tailândia, onde vencemos pelo placar mínimo com gol do meia Arturzinho.

 

Para o terceiro jogo, o Operário F.C voltou a campo quatro dias depois, e no dia 12 de junho enfrentou o poderoso clube Alemão do Bayer Leverkusen, e venceu pela placar de 2x0, nos registros da competição não tem anotado quem fez os Gols. Depois de duas vitórias e um empate no torneio, os comandados de Carlos Castilhos voltaram a campo no dia 14 de junho para enfrentar outra seleção, desta vez a da Malásia. Em mais um jogo de  superação o Galo venceu por 3x1 a partida.

 

 

Técnico Multicampeão Carlos Castilho do Operário Futebol Clube

 

 
Com o fim dos jogos desta fase inicial da Korea-Cup, o Operário ficou em segundo na chave, atrás do Hallelujah F.C da Coreia, perdendo pelo saldo de um gol a menos, e empatou nos demais requisitos. Desta forma ele se classificou para as Semifinais, onde  enfrentaria o PSV (Holanda) que foi o primeiro colocado do grupo I.

 

Quem esteve neste jogo no dia 16 de  junho, garante  que foi um dos melhores da competição, informação comprovada pelo zagueiro Amarildo do Galo, "foi um daqueles jogos, que todo atleta quer estar em campo, e eu fico feliz que eu estava la´", lembra o então promovido jogador da base alvinegra.

 

 

Castilho gostava de jogar com um time bem ofensivo, e jogou atacando o time Holandês. Para delírio dos presentes nas arquibancadas a partida teve sete Gols, e para alegria dos Operarianos, o Galo venceu por 4x3 com Gols de Aluísio Santos, Arturzinho, que balançou duas vezes a rede e do ponteiro Baianinho que decretou números finais a partida.  

 

 

O meia Arturzinho (com a camisa da Seleção Coreana) escolhido o atleta do Torneio da Korea-Cup

 

 

A Grande Final

 

Depois desta grande batalha com o PSV da Holanda, o Operário se credencio para disputar a final do Torneio da Korea-Cup justamente contra a Seleção local. A final aconteceu na sexta-feira do dia 18 de Junho de 1982, no mesmo dia em que a nossa Seleção Brasileira vencia por 4x1 a Seleção da Escócia na Copa do Mundo da Espanha. Em um jogo bem disputado por Coreanos e Operarianos, onde a bola teimava em não balançar as redes, o jogo terminou em um empate sem gols. Desta forma a Seleção da Coreia do Sul e o Operário Futebol Clube dividiram o título desta competição.

 

Para a grande massa Operariana, este é o "Mundial" do clube, competição oficial organizada pela FiFA, e convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) onde o Operário Futebol Clube honrou dentro de campo nossas tradições de DNA de clube Campeão.

 

 

Confraternização entre a Seleção Coreana e a delegação do Operário Futebol Clube